segunda-feira, 16 de maio de 2011

Piaget e o desenvolvimento cognitivo




" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".

( Jean Piaget )
 


Deparei-me com esta frase quando tenta encontrar resposta para umas dúvidas sobre o tema do desenvolvimento cognitivo. Esta frase fez-me pensar como o professor tem que ser um ser muito conhecedor, não só das matérias que ensina, como também da própria psicologia do desenvolvimento.

Isto porque, como pudemos estudar nesta disciplina, o ser humano, segundo Piaget tem no seu desenvolvimento cognitivo como pilares centrais quatro estádios: o estádio sensório-motor, estádio pré-operatório, estádio das operações concretas e estádio das operações formais. Cada um tem determinadas características que fazem com que a criança aprenda progressivamente, pouco a pouco, e se vá desenvolvendo cognitivamente. Aqui entram os professores, que dominando completamente todos estes estágios, podem criar situações - problemas de modo a que, de acordo com a sua idade (correspondente a um estágio) possa ajudar a criança a pensar, a auto-desenvolver-se, a passar para o próximo “nível”, para o próximo estágio. Assim, estas situações - problemas vão aumentando de dificuldade de acordo com o estágio em que a criança se encontra, atingindo assim um desenvolvimento cognitivo e absoluto.

Ser professor não é apenas ser um génio da Biologia, Matemática, Física, etc, mas também ser conhecedor do ser humano e das suas capacidades e dificuldades. Só assim se conseguirá atingir o grande objectivo da educação: educar as pessoas de modo a que, mais tarde, tenham as bases para poderem ajudar o País, seja no que for. Piaget, como um dos grandes crânios de tudo o que tenha a ver com o desenvolvimento cognitivo fez um trabalho muito importante e evoluiu bastante a educação. A educação tem que cada vez mais se evoluir e expandir, Piaget fez a sua parte …

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