Ao chegar a adolescência, o seu humano depara-se com diversas modificações a nível corporal, e por vezes não estando preparado psicologicamente para essas mesmas modificações.

Esta fase da vida é bastante complicada para os adolescentes muito por ventura de comparações, do tamanho do pénis, dos seios, etc…o que pode levar pessoas a baixarem a sua auto-estima e auto-confiança perante a sociedade e desenvolver traumas com o seu próprio corpo e podem não o conseguir aceitar, sendo que na adolescência o ser humano é muito vulnerável e instável psiquicamente (podendo em alguns casos chegar a depressões).
Aplicando ao caso concreto da Ed. Fisica, os profissionais de desporto tem que ter em atenção todos os aspectos destas mudanças, acompanhando os jovens adolescentes, intervindo em situações que assim seja necessário ou fazendo com que alguém mais dentro da área intervenha.
ResponderEliminarTendo que apelar muitas vezes a compreensão mutua entre todos os alunos, com vista a ninguém se sentir pressionado ou posto de parte, cada um leva o seu tempo para passar cada processo da adolescência e não deve ser descriminado ou "humilhado" por ter desenvolvido mais rápido ou mais precocemente que os restantes.