domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento moral segundo Lawrence Kohlberg



Lawrence Kohlberg foi um conceituado psicólogo que se especializou e tornou-se celebre por ter estudado o desenvolvimento moral e ter dividido em estádios e níveis.

Lawrence Kohlberg criou três níveis da moralidade, o nível pré-convencional (infância), o nível convencional (adolescência/inicio idade adulta) e o nível pós-convencional (adulto) constituídos por seis estádios. Estes estádios foram um sistema novo de organização e compreensão, são qualitativamente diferentes e estão relacionados com a idade. Ou seja, o desenvolvimento moral depende da idade da pessoa em questão.

Esta divisão de Kohlberg em níveis deve-se principalmente com a diminuição de preocupação para com as consequências e aumento da preocupação para com as intenções do sujeito.

 Na divisão em estádios, verifica-se que dependendo da evolução moral das pessoas, estas poderiam atingir estádios mais elevados ou situar-se em estagios mais baixos. Raramente são as pessoas que se enquadram no estadio 6. Os problemas morais são uma constante para quem vive em sociedade e assim sendo o contributo de Lawrence Kohlberg, para a psicologia, foi uma mais-valia para a raça humana e os professores no ensino, encontram-se muitas vezes em problemas, por isso é necessário terem conhecimento sobre este tema para saberem a melhor forma de agir perante os diversos alunos que se encontram nos diversos estádios!

Sem comentários:

Enviar um comentário