domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento pessoal



Na aula do passado dia 26 de Abril abordamos o desenvolvimento pessoal segundo dois grandes autores: Sigmund Freud e Erik Erikson.

Sigmund Freud considera que a pessoa passa por 5 (cinco) estádios de desenvolvimento: Estádio Oral, Estádio Anal, Estádio Fálico, Período de Latência e Estádio Genital.

Estádio Oral

Este estádio começa no nascimento e estende-se até aos 18/24 meses de vida. Nesta fase a criança vive do prazer e dor, dos impulsos de colocar objectos na boca e da frustração de não os colocar. Todos os mecanismos ligados à boca, comer, trincar, salivar, sugar, representação impulsos de prazer para a criança.

Estádio Anal

Este segundo estádio segue-se ao estádio Oral e dura até ao terceiro ano de idade. Durante esta fase a criança os impulsos dirigem-se para o Ânus, a necessidade de controlar a tensão intestinal. O facto de terem que lidar com a frustração de esperar para realizar as suas necessidades leva a um crescimento da personalidade.

Estádio Fálico

Este estádio segue dos 3 anos até aos 5 anos de idade, onde o prazer/frustração estão relacionados com a zona genital. As dificuldades desta fase estão relacionadas para o inicio das impulsões sexuais ao progenitor do sexo oposto e dos problemas inerentes. A solução deste conflito está no complexo de Édipo/Electra e com a identificação do progenitor do mesmo sexo.

Período de Latência

Este será o período mais tranquilo e calmo do desenvolvimento da criança que durará até à puberdade. Nesta altura as impulsões sexuais serão postas em segundo plano, dando lugar primordial ao desenvolvimento cognitivo, normas sociais, assimilação de valores, continuando o desenvolvimento do Ego e o SuperEgo.

Estádio Genital

Começa na adolescência, e aqui as impulsões sexuais pelo sexo oposto têm o lugar principal devido às alterações físicas. A escolha de parceiro não é algo exclusivo deste estádio mas uma construção proveniente dos vários estádios abordados. Além disso, apesar de continuarem a agir durante toda a vida, os conflitos internos das fases anteriores atingem na fase genital uma estabilidade conduzindo a pessoa a uma estrutura do ego que lhe permite enfrentar os desafios da idade adulta.

Mecanismos de Defesa

Os mecanismos de defesa designam-se pela forma como as acções psicológicas podem colocar em perigo a integridade do ego.

Negação

Deslocamento

Regressão

Projecção

Formação Reactiva

Entre outros

Sem comentários:

Enviar um comentário