quinta-feira, 31 de março de 2011

Reflexão sobre o filme "Genie, a Menina Selvagem" de Sebastião Leão


 
O documentário sobre os “meninos selvagens” mostra-nos o quão importante é o meio em que vivemos pois isso pode alterar drasticamente a personalidade e o comportamento de uma pessoa.

No caso da Genie que ficou isolada durante dez anos e era espancada sempre que fizesse barulho. O pai achava que a sua filha tinha um atraso e a verdade é que acabou por ficar com muitas “anomalias” tanto a nível psicológico como a nível motor devido á forma como viveu esses dez anos.

Quando Genie foi descoberta tinha 13 anos, andava como um “coelhinho” e não fazia sons nenhuns. Com o passar do tempo e com a atenção que teve, Ginie conseguiu melhorar e desenvolver capacidades mas nunca será considerada uma rapariga “normal” pois continua a ter as tais “anomalias” o que prova que o meio em que uma pessoa está inserida pode mudar completamente as capacidades e a personalidade dessa pessoa, independentemente da hereditariedade.

Um exemplo que nos demonstra isso, que foi falado na aula, é o caso dos gémeos verdadeiros que são separados à nascença. Eles têm famílias diferentes e por isso vão ter educações diferentes e sujeitos a “desafios” diferentes logo, independentemente do seu ADN, eles vão ter personalidades diferentes, comportamentos diferentes e QI’s diferentes.

Posso concluir então que a componente genética é um factor muito importante no desenvolvimento físico e da capacidade intelectual. Contudo, os factores do meio desempenham um papel decisivo na determinação do modo como a componente genética se expressará.

Sem comentários:

Enviar um comentário