quarta-feira, 30 de março de 2011

Reflexão sobre o filme "Genie, a Menina Selvagem" de Rui Ferreira


Todos nós, nesta faculdade, temos tido uma educação “normal”, daí termos atitudes ditas “normais” dentro dos parâmetros da sociedade em que vivemos.

Mas será que todos os nossos comportamentos, atitudes e acções dependem apenas da educação que recebemos? Na minha opinião, não. Acho que as nossas atitudes são reflexo da educação que recebemos em conjunto com o nosso padrão genético e moldadas pela sociedade em que vivemos e pessoas que contactamos. Porque é que não andamos nus na rua? Porque aos olhos da sociedade isso seria errado, mal visto. É que ninguém anda nu na rua!. Todas as nossas atitudes e comportamentos são padronizados pela cultura de uma sociedade que nos impõe/exige certos comportamentos. Para além disso, é através da observação do comportamento dos outros, nossos familiares, vizinhos, colegas, etc. que adquirimos e assimilamos as informações importantes para o nosso crescimento e desenvolvimento. A partir de uma certa “imitação” das acções padronizadas das pessoas com que contactamos, vamos retirando aquilo que se deve ou não fazer, aquilo que é certo ou errado, aquilo que nos fará crescer e nos tornará Homens.

Assim, crianças ou adolescentes que não tenham este contacto social sofrerão uma atrofia no desenvolvimento e não se conseguirão comportar de acordo com o que a sociedade espera deles. Isto porque a “informação” que esta dispõe, pronto a ser captada, não foi integrada no seu desenvolvimento. Isto levará a que esses indivíduos ajam como animais selvagens, sem regras, respondendo apenas às necessidades e impulsos naturais. Algumas, poderão até nunca vir a conseguir recuperar “o tempo perdido” e toda a informação que deveria ter sido adquirida nas devidas idades, por muito que seja o esforço dos terapeutas, psicólogos, médicos…

A jeito de conclusão, poderei dizer que as crianças, seres em fase de desenvolvimento do seu EU, devem dispor do máximo de contacto possível com o mundo exterior, pois é dele que vêem os exemplos e os estímulos para o desenvolvimento das suas capacidades, factores essenciais a um crescimento integrado e completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário